Nuvem de gafanhotos ainda está na Argentina; baixa temperatura mudou trajeto

baixa temperatura mudou trajeto

Publicado em 27/06/2020 - 14:22 Por Maíra Heinen - Brasília

É remota a possibilidade de chegada da nuvem de gafanhotos a Santa Catarina. Os insetos ainda estão na província de Corrientes, na Argentina, e, de acordo com o governo do estado, nas últimas 24 horas não avançaram por causa das baixas temperaturas. Estudos de projeção apontam que os insetos devem seguir para o Uruguai.


O monitoramento vem sendo feito por pesquisadores da Epagri, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Os estudos se baseiam no comportamento da espécie e medidas climáticas da região. Segundo as projeções, os insetos poderão chegar nos próximos três dias ao Departamento de Rivera, no norte do Uruguai.


O acompanhamento também tem como base informações repassadas pelo Serviço Nacional de Segurança e Qualidade Alimentar da Argentina, Ministério da Agricultura do Brasil e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.


A secretaria de Agricultura de Santa Catarina tem alertado produtores para que não usem agrotóxicos preventivamente. Segundo a pasta, o uso indiscriminado dos produtos nesta fase pode ser desperdício, além de causar impactos negativos no meio ambiente, atingindo insetos polinizadores e prejudicando diversas culturas.


Na última quinta-feira, uma portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para implementação do plano de supressão da praga nas áreas produtoras, além de adoção de medidas emergenciais.


O estado de emergência tem duração de um ano e, segundo o Ministério, tem caráter preventivo.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo