Secretaria de Saúde do Rio emite alerta após morte de adolescente por raiva humana

Secretaria de Saúde

Publicado em 19/06/2020 - 16:36 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

A secretaria estadual de saúde do Rio de Janeiro emitiu um alerta para os municípios fluminenses após a confirmação da primeira morte por raiva humana no estado desde 2006. Um adolescente de 13 anos contraiu a doença em Angra dos Reis, no sul do estado, e morreu em uma unidade de saúde da capital em março.

 

O último caso registrado de raiva humana foi em São José do Vale do Rio Preto, há 14 anos. Na capital, onde o menino morreu, o caso mais recente foi em 1986. O adolescente foi mordido por um morcego no fim de janeiro e não foi à unidade de saúde para tomar doses da vacina antirrábica, de acordo com a secretaria. Professor da Faculdade de Medicina da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Antônio Alves explica como se dá o contágio da raiva.

 

Luiz Antônio afirma que o tratamento de pacientes contaminados pela doença raramente tem êxito. Ele afirma que o fundamental é investir em prevenção do contágio.

 

A secretaria estadual de saúde afirmou que os municípios do Rio foram informados sobre protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para evitar casos de raiva humana no Rio de Janeiro. Ainda segundo a secretaria, há indicativo do Ministério da Saúde de que haverá envio de vacina antirrábica animal para realização da campanha até novembro.

Últimas notícias
Educação

Mais nove universidades federais devem entrar em greve

Como isso, o número de instituições federais de educação superior paradas por conta da greve deve chegar a 38 das 107 espalhadas pelo país.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo