Autorizadas a reabrir, 70% das escolas particulares de Manaus já têm aulas presenciais

Autorizadas a reabrir

Publicado em 06/07/2020 - 20:37 Por Renata Martins - Brasília

Autorizadas a funcionar, 70% das escolas particulares de Manaus, no Amazonas, retomaram as atividades presenciais nessa segunda-feira. A volta das aulas nessas unidades ocorreu após o governo constatar queda na taxa de letalidade de Covid-19 no estado. Em abril estava em 8,9%, e no último sábado caiu para 3,4%.


A retomada das aulas está inserida no quarto ciclo de reabertura de atividades no Amazonas. Nesta fase, creches, escolas e universidades da rede privada de ensino já podem ter aulas presenciais.


A presidente do Sinepe, Sindicato dos estabelecimentos de Ensino Privado Do Amazonas, Elaine Saldanha, avalia que o retorno está sendo tranquilo por causa de medidas como a divisão de horários e o número de alunos.


As escolas de ensino fundamental e médio estão funcionando em regime híbrido, com parte dos alunos em sala de aula e outra acompanhando à distância.


Segundo a presidente do Sinepe, cerca de 30% das escolas optaram por não reiniciar as atividades presenciais. Elaine Saldanha explica que a decisão é de cada estabelecimento.


As aulas do João, de 6 anos, estão marcadas para voltar dia 20. A mãe, Rebeca Leitão, relata que todos da casa já foram infectados pelo coronavírus e, por essa razão, ela se sente um pouco mais confiante de deixar o filho ir pra aula. Mas diz estar atenta aos cuidados em casa e na escola.


As Faculdades particulares só voltam dia 3 de agosto. Já as aulas na rede pública de ensino ainda não têm data para retorno. Mas Ana Cristina Rodrigues, presidente do Sinteam, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas, afirma que os gestores das escolas já estão convocando os empregados.


O governo do Amazonas determinou o retorno às atividades das pessoas consideradas como grupo de risco, como maiores de 60 anos, hipertensos, diabéticos. O primeiro grupo de pessoas com comorbidades a voltar será o de servidores da educação, dia 20 de julho.


A presidente do Sinteam afirma que a categoria só deve voltar às aulas presenciais após o governo dar garantias para proteção da vida dos trabalhadores e dos alunos.


Neste quarto ciclo de reabertura das atividades, voltaram a funcionar bares – até a meia-noite – e flutuantes – até às 18 horas. Apresentações artísticas com até três pessoas também estão liberadas.


O futebol profissional retorna dia 13 deste mês, com partidas sem público. Clubes, unidades de conservação e parques de diversão voltam a funcionar a partir de 17 de agosto.


No dia primeiro de setembro será a vez das feiras de exposição, turismo de pesca, cinema, teatro - todos com capacidade reduzida - e a prática de esportes coletivos, como basquete, vôlei e lutas.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo