Reabertura de bares no Rio tem aglomerações sem máscara e deboche de clientes nas redes sociais

Reabertura de bares no Rio

Publicado em 03/07/2020 - 17:00 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

No primeiro dia de reabertura de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro, a aglomeração causada em um bar, no Leblon, na zona sul da cidade, ganhou repercussão nas redes sociais.


Os próprios frequentadores filmaram o grande movimento, inclusive tomando parte da rua. Em algumas postagens, os autores ridicularizaram as medidas de isolamento praticadas até o momento, apesar das mais de 10 mil mortes em função do coronavírus no Rio. Em um dos vídeos postados, o autor comemora a liberação com palavrões.


Em outro vídeo, uma frequentadora ironiza o fato de as pessoas estarem sem máscaras e muito próximas.


Apenas os garçons do bar são vistos de máscaras nas postagens. A reabertura desses estabelecimentos está permitida na cidade nesta fase de flexibilização chamada pela prefeitura de 3A, com regras como o distanciamento entre as mesas e metade da capacidade apenas até as 23 horas.


Em nota, a prefeitura do Rio de Janeiro informou que nessa quinta-feira, primeiro dia da liberação, a guarda municipal percorreu diversos bairros da cidade durante a noite. Diante da constatação da aglomeração no Leblon, os agentes determinaram o fechamento de diversos bares.


Segundo a nota, os estabelecimentos estavam respeitando os protocolos de segurança sanitária, como o distanciamento entre as mesas, o uso de máscaras e higienização disponível aos clientes, mas que, devido à aglomeração na rua, foram orientados a fechar as portas.


O Ministério Público e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro movem uma ação para que o governo do estado e a prefeitura apresentem os estudos técnicos que comprovem a possibilidade de flexibilização das medidas de isolamento neste momento de pandemia. A ação pede a suspensão dos decretos de retomada das atividades até que sejam apresentados os argumentos técnico-científicos.

O Ministério Público e a Defensoria argumentam que a flexibilização das medidas de isolamento social tem potencial lesivo aos interesses da população e à saúde pública, com a possibilidade de um expressivo aumento do risco de contaminação pelo novo coronavírus.


Nessa quinta-feira o Ministério Público fez também uma recomendação à prefeitura do Rio para que apresente, em um prazo de 15 dias, um plano de ação para retomada das atividades presenciais nas creches e escolas municipais e privadas.


A medida foi tomada depois que o prefeito Marcelo Crivella anunciou a previsão de retorno das aulas para agosto. Na recomendação, o MP reitera, no entanto, que estudo da Fundação Oswaldo Cruz não recomenda a reabertura das creches e escolas nesse momento.

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo