Guerra entre traficantes no Rio deixa moradores em pânico

Confronto no Complexo do São Carlos deixou 2 mortos

Publicado em 27/08/2020 - 20:50 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Uma guerra entre traficantes, pelo controle do Complexo do São Carlos, na região central do Rio de Janeiro, deixou em pânico moradores do local e de áreas próximas. Os tiroteios frequentes começaram já na noite de quarta-feira (26), nas comunidades da Mineira, São Carlos, Coroa, Querosene, Zinco, Fallet e Fogueteiro, mas também foram ouvidos em ao menos quatro bairros nas proximidades

O confronto deixou dois mortos até a tarde desta quinta-feira (27): a moradora do Rio Comprido, Ana Cristina da Silva, de 25 anos e um homem que não foi identificado, apresentado como um suspeito pela Polícia Militar. De acordo com a Polícia Militar, pelo menos outros quatro suspeitos ficaram feridos, além de um policial do Batalhão de Choque. Os agentes recuperaram dois carros roubados, além de cinco  fuzis,  pistolas, explosivos e munição.

Num dos momentos de maior tensão, um suspeito em fuga, entrou em um prédio no Rio Comprido, na madrugada desta quinta-feira e manteve duas mulheres e uma criança como reféns por mais de cinco horas. Policiais do Bope, Batalhão de Operações Especiais da PM fizeram a negociação e ele se entregou. Ao sair da delegacia, uma das vítimas do sequestro, a atriz Ana Lúcia Palma Gonçalves disse que a sensação é de tristeza.

E nesta quinta-feira, outro suspeito fez uma mulher refém também em uma casa no Rio Comprido. Depois da negociação, a refém foi libertada e homem foi preso. A ação das facções são recorrentes no Complexo de São Carlos. A doutora em sociologia pela UERJ, Maria Isabel Couto, gestora de dados da plataforma Fogo Cruzado, avalia que a situação no local é complexa.

A Secretaria de Estado de Polícia Civil informou que há cerca de duas semanas, o setor de inteligência identificou uma movimentação de traficantes rivais, que pretendiam invadir o Complexo do São Carlos.

Ainda segundo a Polícia Civil, os dados foram difundidos para a Subsecretaria de Inteligência, que repassou as informações para a Polícia Militar. Apesar de continuarem monitorando essa atividade, a Polícia Civil, não havia informações de que a tentativa de invasão seria feita nessa quarta-feira.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo