Prefeitura do Rio prorroga a atual fase de flexibilização

A decisão é para avaliar o impacto de algumas medidas

Publicado em 17/08/2020 - 12:18 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu prorrogar a atual etapa de flexibilização das atividades, e só dará início daqui a 15 dias a fase seis, que começaria nesse domingo (16). A decisão é para avaliar o impacto de algumas medidas, como a reabertura dos pontos turísticos que, apesar de autorizados desde o início de agosto, só voltaram a receber visitantes no último sábado (15)

O adiamento, segundo a Prefeitura, foi decidido pelo comitê científico que assessora as ações do executivo municipal em relação à Covid-19. A fase seis prevê a volta de eventos culturais e a reabertura de teatros e cinemas.

O prefeito Marcelo Crivella afirmou que os indicadores da cidade sustentam o avanço da flexibilização, mas o comitê preferiu adotar a precaução. Crivella também fez um apelo para que população e empresários, principalmente dos bares da zona sul, evitem aglomerações.

A Prefeitura afirmou também que o impacto da desmobilização de leitos dos dois hospitais de campanha administrados pela rede privada, em parceria com o governo do Estado, deve ser levado em conta para que o Rio avance nas medidas de abertura.

Na próxima quinta-feira (20), deverão ser desmobilizados 100 leitos de enfermaria e 100 de UTI do Lagoa-Barra; e, em 11 de setembro, 116 de enfermaria e 84 de CTI da unidade Parque dos Atletas.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as decisões são baseadas em indicadores como a velocidade da curva de contágio, ocupação de leitos e queda no número de óbitos, e que todas as fases estão sujeitas a alterações e a reavaliação do conselho científico.

A taxa de ocupação atualizada dos leitos de UTI SUS da capital destinados à Covid está em 63% e de enfermaria em 42%.

O Estado do Rio de Janeiro atingiu nesse domingo(16) 14.562 mortes em decorrência do coronavírus; e 194.279 casos confirmados. Foram 55 óbitos e 4.388 registros de infecção a mais durante o final de semana, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde.

 

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo