Cinemas, teatros e uso de piscinas para esportes estão liberados no DF

Decreto foi publicado nesta quinta-feira

Publicado em 03/09/2020 - 18:56 Por Ariane Póvoa - Brasília

Em continuidade à retomada de atividades diante da pandemia da covid19, o Governo do Distrito Federal autorizou, por meio de um novo decreto, o funcionamento de teatros, cinemas e piscinas para atividades desportivas.

O documento foi publicado na edição do Diário Oficial do DF desta quinta-feira (2).

As salas de cinema e teatro poderão reabrir, mas devem seguir normas rígidas de segurança sanitária.

Entre essas medidas, está a obrigatoriedade de manter distância de uma fileira desocupada entre cada fileira com pessoas. Os estabelecimentos devem, também, manter a limpeza de poltronas e aparelhos de ar-condicionado e disponibilizar produtos de higienização para mãos, como álcool em gel. A venda de ingressos deve ser feita exclusivamente pela internet, para evitar aglomeração em filas. 

O uso de máscaras de proteção facial é obrigatório pelos frequentadores durante o período em que permanecerem no local.

Em relação às piscinas em clubes recreativos, a autorização de reabertura é exclusiva para treinos, e não para atividades de lazer. 

Os atletas deverão respeitar o distanciamento ao ocupar raias e bordas de forma intercalada. Caberá aos clubes manter a higienização periódica de banheiros e vestiários, além de controlar o uso dos espaços a duas pessoas por vez. 

Os parques também vão poder liberar as áreas comuns, com exceção de aparelhos de musculação.

Nas academias, ficam liberados o funcionamento de bebedouros, aulas coletivas e o uso de chuveiros. Também deve ser observada a ocupação máxima de uma pessoa a cada quatro metros quadrados das áreas de treino.

O decreto também flexibilizou regras relacionadas às igrejas, templos e espaços religiosos. Agora não é mais necessário o intervalo de, no mínimo, duas horas entre as celebrações presenciais. 

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo