Frederick Wassef nega participação em esquema de corrupção no Rio

Wassef foi denunciado por desvio de R$4,6 milhões do Sistema S

Publicado em 27/09/2020 - 17:08 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Após ser denunciado pelo Ministério Publico Federal, o advogado Frederick Wassef disse que jamais participou de qualquer esquema de corrupção e que, em 28 anos de advocacia, nunca respondeu a um processo ou foi investigado. Wassef foi denunciado junto com outras quatro pessoas, pela força tarefa da Lava jato no Rio de Janeiro. 

 A denúncia é um desdobramento da operação "Esquema S", que apura suspeitas de fraudes em entidades do chamado Sistema S do Rio. O grupo foi acusado de desviar R$4,6 milhões das seções fluminenses do Sesc, Senac e Fecomércio, entre dezembro de 2016 e maio de 2017. 

Segundo o Ministério Publico, os envolvidos se utilizavam de falsos contratos de serviços que, na verdade não eram prestados. Com o mecanismo, eles encobriam acordos milionários com os escritórios de advocacia investigados, sem chamar a atenção da imprensa e dos órgãos de controle.

Frederick Wassef informou, no entanto, que nunca teve qualquer relação comercial com a Fecomércio. Informou, ainda, que foi contratado por um renomado escritório de advocacia criminal de São Paulo, em que os serviços foram devidamente prestados, os honorários foram declarados à receita federal e os impostos, pagos. 

O advogado classificou a denúncia como inepta, já que, segundo ele, não descreveria qualquer conduta ou crime praticado. 

Além de Wassef, foram denunciados pelo Ministério Público Federal: Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio-RJ; o empresário Marcelo Cazzo; e as advogadas Luiza Nagib e Marcia Zampiron.

A defesa da advogada Luiza Eluf Nagib disse que a profissional sempre trabalhou de forma correta e transparente e que recebeu com “absoluta perplexidade” a denúncia feita pelo MPF. 

Os demais denunciados não se posicionaram sobre o assunto.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo