INSS retoma perícias médicas em 151 agências nesta quinta (17)

Unidades passaram por vistoria para retorno seguro dos atendimentos

Publicado em 16/09/2020 - 17:57 Por Victor Ribeiro - Brasília

O serviço de perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ser retomado nesta quinta-feira (17) em 151 agências espalhadas pelo Brasil. A decisão ocorreu depois que inspeções de representantes do instituto e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia verificaram que essas unidades atendem as exigências da Associação Nacional dos Médicos para o retorno seguro às atividades, sem risco de contaminação pelo novo coronavírus.

A novidade foi anunciada pelo presidente do instituto, Leonardo Rolim, nesta quarta-feira, após ele e os secretários especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, e de Previdência, Narlon Gutierre, acompanharem a vistoria de uma das unidades de atendimento da Previdência na região central de Brasília. Leonardo garantiu que essas 151 agências estão prontas para retomar o trabalho de perícia.

Após a inspeção na agência da Previdência aqui em Brasília, o secretário especial da Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, assegurou que a retomada das perícias médicas será com segurança para todos.

Na última segunda-feira (14), 600 agências do INSS espalhadas pelo Brasil reabriram as portas para atendimento agendados pelo telefone 135, pelo site e pelo aplicativo Meu INSS. Existia a previsão de que as perícias médicas também voltassem, mas os médicos se recusaram a retornar ao trabalho presencial, alegando falta de segurança. Então, ficaram disponíveis os serviços de cumprimento de exigências, avaliação social, reabilitação profissional e justificativa administrativa.

Procurada nesta quarta-feira pela Rádio Nacional para se manifestar sobre a retomada das perícias médicas, a Associação Nacional dos Médicos Peritos não se posicionou sobre o assunto. Mas nessa terça-feira, o órgão divulgou nota afirmando que a categoria não iria reconhecer nenhuma vistoria realizada por agentes externos. Também acrescentou que espera a revogação de portaria da Secretaria de Especial de Previdência e INSS sobre o assunto, publicada nessa terça, para permitir que o Serviço de Perícia Médica Federal volte a ordenar o fluxo das inspeções.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo