Lava Jato investiga suspeita de desvios de recursos do Sistema S

Estão sendo cumpridos 50 mandados de busca e apreensão em 5 estados

Publicado em 09/09/2020 - 11:33 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Força Tarefa da Operação Lava Jato, no Rio de Janeiro, realiza nesta quarta-feira (9) uma operação para apurar desvios de recursos de entidades do Sistema S no Estado, a partir de contratos com escritórios de advocacia.

De acordo com o Ministério Público Federal, estão sendo cumpridos 50 mandados de busca e apreensão em endereços particulares, escritórios e outras empresas investigadas, com o apoio da Polícia Federal e da Receita Federal.

A Força Tarefa sustenta que os desvios somaram cerca de R$ 355 milhões das seções no Rio de Janeiro do Serviço Social do Comércio, o Sesc; do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o Senac; e da Federação do Comércio, a Fecomércio-RJ.

A operação foi chamada de Esquema S e foi deflagrada em paralelo ao início do trâmite de uma ação penal contra 26 pessoas que seriam envolvidas nas fraudes.

Entre os denunciados está mais uma vez o ex-governador Sérgio Cabral e a ex-primeira-dama Adriana Anselmo.

Os mandados expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal estão sendo cumpridos nas cidades de Fortaleza, Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Segundo o MPF, as investigações começaram com a Operação Jabuti, realizada em 2018, e se baseiam também nas informações prestadas por Orlando Santos Diniz, ex presidente da Fecomércio Rio, que firmou um acordo de colaboração premiada.

As entidades teriam destinado de 2012 a 2018 mais de 50% do orçamento anual a contratos advocatícios. Alguns desses serviços contratados, de acordo com a força-tarefa, não eram prestados, mesmo assim eram remunerados com elevados honorários.

Os denunciados facilitariam ainda os trâmites nos órgãos que fiscalizam os recursos do Sistema S por se tratarem de instituições paraestatais, como o Conselho Fiscal do Sesc Nacional, o Tribunal de Contas da União e o Judiciário.

Como a Fecomércio não tem a mesma natureza das outras instituições, é uma entidade privada, a instituição era a responsável pelos contratos com os escritórios.

Também está sendo investigada a devolução de parte desses recursos desviados das entidades a Diniz.

A força-tarefa afirma que o pagamento aos escritórios coincide com a aquisição por parte dos denunciados de carros e imóveis de luxo no Brasil e no exterior.

O MPF reforçou ainda que os recursos do Sesc e Senac têm origem pública, repassados de contribuições sobre folhas de pagamento de empresas comerciais para os Serviços investirem na capacitação e bem-estar de comerciários, finalidade comprometida com o esquema de desvios de recursos.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo