Operação desarticula quadrilha que aplicava golpes pelo WhatsApp

Ação conta com Ministério da Justiça e Polícia Civil de Goiás

Publicado em 04/09/2020 - 15:06 Por Bianca Paiva - Brasília

A operação, que foi chamada de Data Broke, cumpriu, nesta sexta-feira (4), sete mandados de busca e apreensão em quatro endereços de Goiânia, capital de Goiás, e numa ala da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães, no mesmo Estado; e ainda em dois locais na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais. A Justiça também  determinou o bloqueio e a exclusão de oito sites de venda ilegal de dados.

Conforme as investigações, a quadrilha criava perfis falsos no aplicativo WhatsApp, com imagens de médicos, dentistas, promotores de justiça e juízes para enviar mensagens e pedidos de depósito bancários a parentes e pessoas próximas das vítimas.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança pública, o acesso aos dados era obtido por meio da compra das informações em sites na Internet.

A pasta informou que casos de perfis falsos em aplicativos de mensagens aumentaram muito durante a pandemia e que é fundamental que usuários de aplicativos fiquem atentos ao conteúdo das mensagens recebidas.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo