Menos de 30% dos professores estavam preparados para aulas on-line

Pesquisa da UFMG foi realizada com com mais de 15 mil profissionais

Publicado em 15/10/2020 - 09:31 Por Renata Martins - Brasília

Turma barulhenta, carteiras arrastando, giz, pincel, quadro e de repente, aulas online, vídeo gravado pelo celular, encontros virtuais.
O coronavírus bem que poderia ter virado apenas tema da aula do professor de biologia, mas atingiu milhares de pessoas no mundo, mudou a realidade da educação e a rotina dos professores.

O depoimento é do professor de Educação Física Diógenes Cardoso.
A professora de Inglês para crianças de até 7 anos, Eruzia Faluba, relata o desafio de garantir a aprendizagem à distância.
Mas, essa demanda por novas habilidades também revelou o nível de dificuldades de profissionais para lidar com tecnologias digitais.

Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais com mais de 15 mil professores de escolas públicas apontou que apenas 29% deles afirmam possuir facilidade para o seu uso.
Para Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, os professores não estavam preparados e não foram capacitados para essa nova modalidade de ensino, apesar de previsto em lei desde de 1996.
A pesquisa revela ainda que, para cerca de 80% dos professores, houve um acréscimo nas horas de trabalho.
A Débora Santos dá aula em uma escola pública estadual de educação especial em Rio Branco, no Acre. Ela relata que o trabalho aumentou.
Durante a pandemia da covid-19, muitos professores perderam o emprego. Escolas e faculdades passaram a juntar turmas para as aulas on-line, e dispensaram profissionais. Só no estado de São Paulo, mais de 1,8 mil professores foram demitidos, de acordo com o sindicato da categoria.
Depois de 18 anos de sala de aula, o sustento da pedagoga cearense Alice Soares vem agora de uma loja online para venda de sabonetes, que ela mesmo fabrica. No dia 1º de julho, Alice e outros colegas foram demitidos de uma faculdade particular de Fortaleza. Mas, mesmo nestes tempos de distanciamento, Alice se emociona ao falar da profissão.
Um dom? uma vocação? uma profissão, que forma todas as outras e merece valorização e respeito.
Na escola estadual Dom Bosco, em Rio Branco, os professores adaptaram as aulas e fazem materiais individualizados para cada aluno com deficiência.
A professora Débora Santos que tem alunos com paralisia cerebral, síndrome de down e autismo, lembra que é preciso também estar carregado de sentimentos nobres para ser professor.

*Com colaboração de Deogracia Pinto e Renato Lima. 

 


 


 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo