Presos no Rio ex-deputado e filho acusados de prática de rachadinha

Silas Bento é acusado de ter implementado o esquema em seu gabinete

Publicado em 23/10/2020 - 12:46 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Presos no Rio ex-deputado e filho de candidato a vereador acusados de rachadinha

O ex deputado estadual Silas Bento e o filho dele, Vanderson Bento, que é candidato a vereador em Cabo Frio, na região dos lagos fluminense, foram presos nesta sexta-feira (24) pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. O ex parlamentar é acusado de ter implementado um esquema de rachadinha em seu gabinete, com a participação do filho.

Para concretizar a prática irregular, eles teriam contratado uma funcionária fantasma, que tinha a ordem de não comparecer ao gabinete na Assembleia Legislativa, com a condição de repassar mensalmente a Vanderson R$10 mil do salário aproximado de R$11 mil.

De acordo com as investigações, os recursos públicos desviados por meio do esquema somaram mais de 249 mil reais de janeiro de 2017 a novembro de 2018. Silas, Vanderson e a suposta funcionária Taíssa Alves foram denunciados por organização criminosa e peculato. O ex deputado também vai responder por lavagem de dinheiro e extorsão.

A operação desta sexta, chamada de In Nomine Patris, cumpriu também mandados de busca e apreensão nos endereços dos denunciados. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Cabo Frio, que determinou, ainda, que Taíssa compareça mensalmente à justiça e se abstenha de manter contato com Silas e Vanderson.

O advogado Adolpho Jabour, que defende Silas e Vanderson informou que os dois negam as acusações e tão logo a defesa tenha acesso aos autos do processo, recorrerá das prisões. A a defesa da Taíssa não foi localizada.

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo