Apagão no AP: investigação aponta para conduta criminosa, diz delegado

Energia no estado é operada por companhia privada

Publicado em 11/11/2020 - 22:13 Por Renata Martins - Brasília

O laudo preliminar da perícia da Polícia Civil do Amapá descartou que o incêndio na subestação de energia tenha sido provocado por um raio. Segundo o relatório, não houve naquele momento descarga atmosférica.

A hipótese era considerada porque uma tempestade caía em Macapá na hora em que o fogo atingiu os transformadores.

Os dados foram informados em coletiva de imprensa da Polícia Civil nessa quarta-feira.

A perícia indicou ainda que o aquecimento em uma peça de um dos transformadores gerou uma descarga elétrica que originou o fogo, como explica a delegada Janeci Monteiro.

O inquérito que apura as causas e as responsabilidades do apagão no Amapá tem 30 dias para ser concluído.

As informações iniciais indicavam a empresa espanhola Isolux como a proprietária da LMTE - Linhas de Macapá Transmissora de Energia, mas os delegados esclareceram que a concessão pertence agora à empresa Gemini.

O delegado-geral da Polícia Civil, Uberlândio Gomes, disse que as investigações já apontam para uma conduta criminosa dos diretores da empresa.

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 50 milhões da empresa responsável pela concessão. Além dos danos ao consumidor, a empresa pode responder pelo crime de atentado à segurança ou fornecimento de serviço público.

A LMTE afirmou que não tomou conhecimento de nenhuma acusação formal ou processo judicial de bloqueio de bens. Destacou que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas e ainda não há como esclarecer a origem do problema.

A concessionária disse ainda que estava operando de acordo com o contrato vigente e com anuência dos órgãos reguladores.

Os problemas gerados pelo apagão, como a falta de água e falhas no rodízio de energia após o restabelecimento de 80% do serviço de energia tem provocado protestos na capital Macapá. E agora moradores denunciam violência policial.

Nesta quarta-feira, o senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade, falou sobre os protestos.

Até o fechamento desta edição, o Governo do Estado não respondeu nossos questionamentos sobre a as denúncias de violência policial.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo