Carrefour tem 72h para anunciar medidas contra qualquer discriminação

Entre as ações, prevê fundo de R$25 milhões para combater o racismo

Publicado em 24/11/2020 - 14:07 Por Nelson Lin - São Paulo

O Procon de São Paulo notificou o hipermercado Carrefour para que ele explique quais os critérios ao contratar empresas de segurança e como é feito o treinamento. A notificação ocorre após a morte de João Alberto Silveira Freitas em uma unidade do Carrefour em Porto, Alegre Rio Grande do Sul, após ser agredido por dois seguranças do hipermercado.

Em São Paulo, o Carrefour também acumula episódios de violência racial: em 2009, no estacionamento de uma loja em Osasco, na grande São Paulo, um cliente do hipermercado foi agredido por funcionários do Carrefour acusado de roubar o próprio carro. 

Em 2018, em unidade de São Bernardo do Campo, também na grande São Paulo, um homem sofreu violência física de representantes da empresa, ficando, inclusive, com sequelas. Nos três episódios, as vítimas eram negras.

O Procon lembrou ainda do caso de maus tratos a animais, ocorrido em 2018, também em uma unidade de Osasco, quando uma cadela morreu após ser espancada e envenenada por funcionários do hipermercado Carrefour.

O diretor do Procon de São Paulo, Fernando Capez, explicou que a atuação do órgão foi para evitar que novas tragédias aconteçam. O diretor do Procon acrescentou ainda que o grupo Carrefour já entrou em contato com o Procon e pediu mais 72 horas de prazo para apresentar as medidas que serão adotadas.

Em nota, o grupo Carrefour anunciou nesta terça-feira (24) um fundo de R$25 milhões para projetos que combatam o racismo. Nesta quarta (25), devem ser divulgados os compromissos e o plano de ação do trabalho, que nortearão este fundo.

A empresa informa ainda que vem se reunindo com entidades representativas da causa e com especialistas que atuam nesta frente, visando compreender sobre como atuar de forma concreta na luta contra todo e qualquer tipo de discriminação.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo