Com atual investimento, só 3 estados universalizam saneamento até 2033

Estudo analisou recursos públicos necessários para atingir meta legal

Publicado em 25/11/2020 - 16:36 Por Maíra Heinen - Brasília

O Brasil detém 12% da água doce do planeta e 35 milhões de pessoas no país ainda vivem sem água potável. E é isso que o estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil mostra.

A pesquisa aponta, por exemplo, que o país despeja o equivalente a mais de 5,7 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento na natureza diariamente.

O nível de investimento em abastecimento de água em 2018 foi 7,1% menor que em 2014. No mesmo período, o investimento em tratamento de esgoto também regrediu 30,9%.

Com o novo Marco Legal do Saneamento Básico aprovado em julho deste ano, isso pode mudar. A expectativa é que a infraestrutura de saneamento passe por uma transformação, já que existem metas a serem cumpridas. Até 2033, o país deve ter 99% da população com água tratada e 90% com coleta e tratamento dos esgotos.

O presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, Edison Carlos, revela quanto deverá ser investido para alcançar essa meta.

Mantidos os investimentos atuais, apenas São Paulo, Paraná e o Distrito Federal atingirão os objetivos.

As regiões com os piores índices são o Norte e o Nordeste. Mas cidades como o Rio de Janeiro também têm grandes desafios pela frente.

Na região Norte, a situação é de um paradoxo, segundo o professor José Almir, da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará. Vive-se numa área de grande exuberância natural, mas nas cidades não há redes de esgoto.

De acordo com o estudo do Trata Brasil, entre os fatores que ajudam a explicar como o Brasil chegou a esses números estão o crescimento desordenado e sem planejamento das cidades; e a falta de cobrança da população.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo