Moradores do Amapá passam a ter novo rodízio de energia elétrica

Os horários agora passam a ser intercalados de 4 em 4 horas

Publicado em 12/11/2020 - 21:27 Por Renata Martins - Brasília

A Companhia de Eletricidade do Amapá instituiu um novo sistema de rodízio nos 13 municípios afetados apagão. A distribuição de energia será dividida da seguinte forma: manhã e tarde terá quatro horas de fornecimento e outras quatro horas sem. À noite, esse intervalo será menor, de três horas.

Os horários do rodízio agora passaram a ser intercalados. Assim, se nesta sexta-feira (13) tiver energia em um determinado bairro das 7h às 11 horas da manhã, no dia seguinte, nestas quatros horas, os moradores ficam sem energia. A luz volta nas quatro horas seguintes.

Até a tarde desta quinta-feira (12), quando começou o novo sistema, o rodízio ocorria nos bairros em intervalos de seis e seis horas e com energia sempre nos mesmos horários.

O Amapá está a transmissão de energia regular desde três de novembro, após um incêndio na subestação que distribuía eletricidade para 13 dos 16 municípios do estado. Por quatro dias a população dessas cidades ficou totalmente no escuro. Desde sábado, após o conserto de um dos transformadores, a energia começou a voltar parcialmente. Agora opera com cerca de 80% da capacidade.

Nesta quinta-feira, um segundo transformador, que fica em Laranjal do Jari, sul do Amapá, foi desmontado e será transportado para Macapá. Ele vai substituir o segundo transformador danificado, o que pode restabelecer em 100% a transmissão de energia.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo