Campanha alerta para o abandono e maus-tratos aos animais

Casos aumentam em dezembro com o período de férias e festas

Publicado em 14/12/2020 - 14:07 Por Dayana Victor - Brasília

Maio Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul... assim como os demais meses do ano, Dezembro também ganha cor. Além do Vermelho que ressalta a importância da prevenção contra a AIDS; e do Laranja que traz o debate sobre o combate ao câncer de pele, o último mês do ano também é Dezembro Verde. Isso porque este é o mês dedicado ao enfrentamento aos maus-tratos e abandono dos animais.

A Organização Mundial da Saúde estima que existam 30 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil. E, há 5 anos, a Confederação Brasileira de Proteção Animal realiza uma campanha para mudar esse cenário. Desde então, ações são promovidas pelo órgão e pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária para mostrar a importância da guarda consciente dos animais de estimação.

A presidente da Comissão de Bem-Estar Animal, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Kellen de Sousa Oliveira, explica o aumento dos abandonos de animais neste mês.

Kellen destaca algumas situações que levam ao abandono dos animais.

Além disso, deixar o bichinho sem comida, sem água, acorrentado, em local sujo ou fazer com que ele passe por qualquer experiência dolorosa como ferir e bater também são formas de maus-tratos.

A fundadora do Abrigo Flora e Fauna, que acolhe cães e gatos em situação de abandono, Orcileni Arruda, lembra que adotar um animalzinho é um ato de amor e paciência.

Para coibir maus-tratos aos animais domésticos, desde setembro, a pena para quem maltrata cães e gatos aumentou. Agora, esse crime prevê reclusão de 2 a 5 anos, mais multa e proibição de guarda. Antes, limitava-se a detenção de 3 meses a 1 ano, além da multa.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo