Cidades voltam a adotar medidas restritivas em bares e restaurantes

Belo Horizonte estabeleceu lei seca para evitar aglomerações

Publicado em 07/12/2020 - 16:37 Por Dayana Vítor - Brasília

Para evitar que as pessoas se aglomerem em bares, restaurantes e feiras de Belo Horizonte, entrou em vigor, nesta segunda-feira, um decreto municipal que proíbe o consumo de bebida alcoólica em qualquer estabelecimento da cidade.

Além disso, estão suspensos, na capital mineira, os licenciamentos de eventos. Mas, as apresentações teatrais com público sentado que possuem alvarás vigentes ainda estão permitidas.

Assim como Belo Horizonte, Curitiba, capital do Paraná, também impôs restrições sobre o consumo de bebidas alcoólicas. Lá, não é permitida a comercialização e nem consumo de bebidas alcoólicas das 23h às 5h.

Porém as medidas para evitar as infecções pelo novo coronavírus não param por aí. Também estão proibidos eventos em casas de shows, festas, circos, teatros, cinemas, museus. Além disso, não podem acontecer feiras, congressos, convenções e outros eventos.

Os parques ao ar livre continuam abertos, mas os comércios de rua, padarias, restaurantes, shoppings, salões e barbearias só podem funcionar de segunda a sábado, até 22h. Aos domingos, todos esses estabelecimentos deverão ficar fechados. Apenas poderão funcionar os serviços de entrega e aqueles que a pessoa paga e leva para comer em casa.

Para quem mora no estado de Santa Catarina, até o dia 20 de dezembro, as pessoas devem evitar circular nas ruas de 0h às 5h. O transporte urbano só poderá ter ocupação máxima de 70%. Serviços não essenciais podem funcionar até meia-noite, e os clientes só poderão ser recebidos até 23h. As medidas foram estipuladas por decreto estadual também para evitar novos casos do novo coronavírus.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo