Começa a valer proibição de voos do Reino Unido e da Irlanda do Norte

Medida vale para destino, origem ou passagem

Publicado em 25/12/2020 - 15:03 Por Daniel Ito - Brasília

Começou a valer nesta sexta-feira a proibição de voos vindos do Reino Unido e da Irlanda do Norte. Essa e outras medidas anunciadas pelo governo estão sendo tomadas depois que uma nova mutação do coronavírus foi descoberta no Reino Unido. Os cientistas afirmam que essa variedade do vírus é mais contagiosa do que a original, ou seja, ela se espalha mais rapidamente entre a população.

E para evitar que essa mutação do coronavírus chegue ao Brasil, todos os voos com origem ou passagem pelo Reino Unido e pela Irlanda do Norte foram proibidos de entrar no país. Essa medida também suspendeu os voos que saem daqui com destino a esses países europeus. A proibição vale, ainda, para viajantes estrangeiros que tenham passado por lá nos últimos 14 dias.

Já os estrangeiros que vierem de outros países que não o Reino Unido ou a Irlanda só poderão entrar no Brasil se comprovarem que não estão com Covid-19. Para isso, eles devem apresentar um exame do tipo RT-PCR com resultado negativo, realizado no máximo 72 horas antes do embarque. Essa exigência vale a partir do dia 30 de dezembro.

A entrada de estrangeiros no Brasil por rodovias também está restrita a paraguaios e a moradores de cidades cortadas por fronteiras, com a exceção de venezuelanos. Segundo a portaria, quem não cumprir as regras está sujeito a ter negado o pedido de refúgio, se for o caso; a ser repatriado ou deportado; e a responder a responsabilização civil, administrativa e penal.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo