Festas de fim de ano acendem alerta para perigos de beber e dirigir

Segurança no trânsito é diretamente afetada pela mistura perigosa

Publicado em 30/12/2020 - 10:04 Por Maíra Heinen - Brasília

A voz de Fernando Alberto Diniz mostra a tristeza de perder um filho, mesmo depois de passados quase 18 anos. A mistura de álcool e direção provocou a partida precoce de um jovem que estava no início da faculdade e tinha ainda muita coisa pra viver.

Esse é o resultado mais cruel dessa mistura explosiva. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, feita pelo IBGE, mostrou que 1 em cada 4 brasileiros dirige sob efeito de bebida alcoólica.

Giseli Nogueira Damacena, doutora em Epidemiologia e pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde da Fiocruz, se debruçou sobre os números divulgados pelo Ibge. Em artigo, ela revelou que a proporção de pessoas que se envolveram em acidente de trânsito com lesões corporais, nos 12 meses anteriores à pesquisa, foi de 3,1% na população geral e quase o dobro entre os indivíduos que admitiram o consumo abusivo de álcool (6,1%).

A segurança no trânsito é diretamente afetada pelo consumo de álcool, e vai além da falta de reflexos do condutor que bebeu. Quem explica é o psiquiatra Arthur Guerra.

Com o fim do ano, as autoridades de trânsito já preparam campanhas e ficam mais alertas porque, mesmo num ano de pandemia, muita gente acaba celebrando com bebidas e se esquece da segurança no trânsito.

A chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal do Distrito Federal, Pâmela Vieira, explica como são as sanções para quem é pego com alguma quantidade de álcool no sangue.

Nos 2 primeiros finais de semana de dezembro, a PRF no Distrito Federal realizou uma operação contra a embriaguez ao volante e ao todo foram multados 137 condutores. Destes, 69 foram presos.

Desde 2013, a Lei Seca ficou mais rígida para enfrentar a combinação beber e dirigir. Impôs tolerância zero ao motorista que ingeriu bebida alcoólica, dobrou o valor da multa e ainda começou a admitir o uso de vídeo e testemunhas como prova da embriaguez. A Lei Seca também tenta reduzir o número de acidentes com vítimas, por ano, segundo o governo, 40 mil brasileiros morrem em batidas, capotagens e atropelamentos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo