Observatório Covid-19 prepara cartilha para festas de fim de ano

Pesquisadores da Fiocruz orientam como diminuir riscos de transmissão

Publicado em 16/12/2020 - 12:03 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

As festas de fim de ano devem ser restritas às pessoas que convivem na mesma casa, mas, se for inevitável receber um parente, um amigo, um vizinho, é bom não esquecer de usar máscara, manter o distanciamento e ter cuidado ao pegar alimentos.

As recomendações são de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e estão em uma cartilha com orientações sobre como diminuir os riscos de transmissão da Covid-19 e passar o Natal e o réveillon de forma segura.

Em um ano tão difícil como este, o pesquisador e coordenador do Observatório Covid-19, da Fiocruz, Carlos Machado, enfatiza que, mais do que nunca, as pessoas querem se encontrar e festejar com seus familiares e amigos.

Porém, é preciso entender que preservar a vida é o melhor presente para compartilhar neste fim de ano, especialmente com o aumento do número de novos casos da doença no país.

E lembra: em caso de apresentar sintomas de gripe, como tosse, febre, cansaço e dor de garganta, é importante cancelar todas as atividades e procurar uma unidade de saúde.

A cartilha com as recomendações está disponível no site da Fiocruz. Também pode ser compartilhada pelo WhatsApp e demais redes sociais.

 

 

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo