Operação no Rio investiga ação de milícias em construções ilegais

MP denuncia obras em área de proteção ambiental

Publicado em 23/12/2020 - 11:12 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Um grupo miliciano que atua na Zona Oeste do Rio de Janeiro foi alvo de uma operação policial nesta quarta-feira (23).

De acordo com as investigações do Ministério Público, os criminosos têm construído habitações irregulares no Parque Estadual do Mendanha, que fica no bairro de Campo Grande. 

Como se trata de uma área de proteção ambiental, o grupo tem ameaçado e pago propinas a funcionários da Secretaria Estadual do Ambiente para continuar com as construções. Imagens de satélites mostram que a área já sofre intensa degradação ambiental por causa das atividades da milícia, além da presença de vários lotes e construções.

Para esta operação foram emitidos 12 mandados de busca e apreensão, e a partir do material colhido os investigadores esperam avançar para a responsabilização dos envolvidos.

A prática de invadir terrenos para construir e vender habitações ilegais tem sido frequente entre os grupos de milícia do Rio. Os casos chamaram mais atenção após o desabamento de um prédio ilegal na comunidade da Muzema, em 2019. 24 pessoas morreram.

 

 

Últimas notícias
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo