Polícia Civil e MPRJ realizam operação contra suspeitos de extorsão

Quadrilha extorquia políticos com notícias falsas na internet

Publicado em 21/12/2020 - 15:13 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Polícia Civil e MPRJ realizam operação contra suspeitos de extorsão a políticos com notícias falsas na internet. 

Equipes da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, realizam nesta segunda-feira (21), uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de controlar dezenas de páginas falsas na internet que eram utilizadas para extorsão a políticos.

A operação cumpre mandados de busca e apreensão em vários endereços da Baixada Fluminense e Região Metropolitana. Os agentes também tentam cumprir um mandado de prisão contra Igor Patrick de Souza, apontado como chefe do esquema. Ele não foi encontrado e é considerado foragido.

Igor Patrick é suspeito de utilizar, desde 2017, notícias falsas para extorquir dinheiro e cometer crimes contra a honra das vítimas. Entre os alvos da quadrilha estão deputados estaduais, federais, vereadores e até prefeitos.

Segundo as investigações, o grupo atuava de forma empresarial. Quando um político não aceitava pagar por propaganda na falsa página de notícia da cidade, se transformava em alvo de constantes ataques e divulgação de fake news.

As falsas páginas de notícias usadas nos crimes atingiam políticos de Magé, na Baixada Fluminense, até Paraty, na Costa Verde. Mas a atuação mais intensa dos criminosos era em cidades da Baixada Fluminense. 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo