Aneel cobra explicações sobre novo blecaute no Amapá

13 municípios ficaram sem luz por cerca de 2 horas

Publicado em 14/01/2021 - 18:29 Por Renata Martins - Brasília

Aconteceu de novo: um apagão atingiu moradores de 13 cidades do Amapá.

Um susto que durou horas. A advogada Flávia Calado estava em um consultório médico, na capital Macapá. Ela disse que já está tão acostumada com as constantes quedas de energia, que por um instante pensou que era apenas mais uma no bairro onde estava.

Há dois meses, a Flávia e mais 770 mil pessoas foram atingidas por um apagão que durou 20 dias, por causa de um incêndio em dois dos três transformadores da subestação de transmissão de energia instalada em Macapá, que abastece, além da capital, outros 12 municípios. Há 20 dias voltou a operar com três equipamentos.

Nesta quarta-feira, por volta de 16h, o blecaute atingiu exatamente as mesmas cidades que passaram pelo pesadelo em novembro do ano passado.

A Linhas de Macapá Transmissora de Energia afirmou que sofreu uma ocorrência externa ao seu controle, na linha de transmissão de Laranjal à Macapá, mas que a questão foi resolvida. Às 18h o fornecimento de energia em Macapá foi normalizado em 100%, e ás 18h15 a distribuição foi reestabelecida nos demais municípios.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cobrou explicações da concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia sobre o novo blecaute. A empresa terá que esclarecer a ocorrência e as medidas que estão sendo adotadas para evitar reincidências.

Em nota, a concessionária disse que vai responder dentro do prazo estabelecido pelo órgão regulador. Destacou ainda que, pelas características do ocorrido, a consulta deveria abranger demais entes setoriais.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo