Rio faz ação para diminuir riscos de contaminação de covid-19 no BRT

Objetivo é diminuir a superlotação; serão 15 dias de força-tarefa

Publicado em 04/01/2021 - 12:46 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (4) uma força tarefa para reduzir o risco de transmissão da covid-19 nos ônibus articulados que trafegam por corredores expressos. Tudo para melhorar a qualidade aos usuários do BRT e diminuir a superlotação.

A ação envolve as secretarias de Transportes, Ordem Pública, Assistência Social, Conservação, Saúde, Companhia de Limpeza Urbana, CET-Rio, Rioluz e Subprefeituras, em conjunto com o consórcio BRT Rio. E vai acontecer pelos próximos 15 dias em 26 estações de maior movimento de passageiros.

A secretária municipal de Transportes, Maína Celidônio, acompanhou a ação na estação do BRT Santa Cruz, na zona oeste, e disse que neste primeiro momento é importante conscientizar os passageiros a fazer uso da máscara e respeitar o distanciamento nas filas.

A secretária confirmou a reabertura de sete estações e reformas e melhorias em outras durante este mês de janeiro. Ela acredita que isso vai diminuir a superlotação nos ônibus BRT.

Desde o início da pandemia de covid-19, o BRT tem sido alvo de muitas críticas por causa de aglomerações e de ônibus em péssimas condições. Em dezembro, o Ministério Público e a Defensoria Pública do estado intimaram a prefeitura do Rio a adotar medidas de fiscalização para diminuir a lotação no BRT para até 50% da capacidade, mas a então gestão do prefeito Marcelo Crivella não tinha tomado providências.

 

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo