Amazonas flexibiliza restrições de circulação a partir de segunda

Comércio não essencial continua operando por delivery, no entanto

Publicado em 05/02/2021 - 21:30 Por Renata Martins - Brasília

A partir de segunda-feira o estado do Amazonas terá regras menos rígidas de isolamento social. As mudanças nas medidas de circulação para conter pandemia de Covid-19 foram anunciadas nessa sexta-feira.

O toque de recolher será das 19h às 6h. O decreto que vale até domingo proibia a circulação de pessoas durante todo o dia.

O comércio só poderá realizar vendas por meio eletrônico e a entrega por delivery das 8h às 17h. Bares e restaurantes também ficam de portas fechadas, mas podem funcionar com serviço de entrega em casa ou como drive-thru.

Já indústrias e obras da construção civil podem manter as atividades, mas terão que fazer o transporte dos empregados por conta própria e evitar, assim, que os trabalhadores usem transporte público.

O governador Wilson Lima afirmou que a decisão considerou critérios científicos.

O decreto que começa a vigorar neste 8 de fevereiro é válido por oito dias.

Segundo Cristiano Costa, diretor da Fundação de Vigilância em Saúde, o estado apresenta uma desaceleração na taxa de transmissão da doença.

Apesar dessa desaceleração, o estado tem um elevado índice de óbitos. Na quinta-feira, o diretor da Vigilância em Saúde afirmou que o Amazonas tem taxa de mortalidade 3,10, enquanto a média brasileira é de 2.4.

O governador Wilson Lima disse nessa sexta-feira que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentou a proposta para priorizar o Amazonas no Plano Nacional de Imunização e vacinar um terço da população até março. Isso significa imunizar 1,3 milhão amazonenses em menos de dois meses.

Cerca de 90 mil pessoas foram imunizadas. Até o momento, o Amazonas recebeu 460 mil doses da vacina contra a Covid-19.

A vacinação em Manaus chegou a ser suspensa por dois dias, após denúncias de irregularidades na imunização.

Nesta primeira fase da vacinação, estão sendo imunizados povos indígenas aldeados; trabalhadores de saúde; idosos de mais de 80 anos ou com mais de 60 anos que vivem em abrigos.

Importante lembrar que quem já tomou a vacina deve manter os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus, como o uso de máscara, lavagem das mãos, uso de álcool em gel e evitar aglomerações.

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo