Belo Horizonte retoma atividades econômicas e aulas nesta segunda

Continua a restrição quanto ao horário de venda de bebidas alcoólicas

Publicado em 01/02/2021 - 17:37 Por Leandro Siqueira, da Rádio Inconfidência - Belo Horizonte

Depois de três semanas de restrição, o comércio e outras atividades econômicas foram retomadas nesta segunda-feira (1º) em Belo Horizonte.

Na sexta-feira (29), o prefeito Alexandre Kalil anunciou que o comércio, incluindo bares e restaurantes, poderiam voltar a funcionar em horário normal, desde que respeitassem as medidas de prevenção à covid-19.

De acordo com o decreto, publicado no último sábado (30), com poucas exceções, todas as atividades econômicas estão autorizadas a funcionar normalmente. A venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes estão autorizados das 11h às 15h de segunda a sábado. Aos domingos, esses estabelecimentos devem ficar fechados.

Outra restrição é no funcionamento de teatros e exposições, congressos e seminários que precisam de uma licença especial da prefeitura. Além das atividades econômicas, as aulas na rede municipal de ensino foram retomadas nesta segunda-feira, mas de forma remota, com exceção do ensino infantil.

Ainda de acordo coma prefeitura, a Secretaria de Educação irá distribuir tablets para os alunos e professores para ajudar nas aulas online, e também o material didático impresso, que será distribuído aos alunos, para que possam acompanhar as aulas.

A volta das aulas presenciais na capital, tanto na rede pública, como particular, pode acontecer a partir do mês de março, de forma gradativa. Como informou a prefeitura, essa volta irá depender da redução dos indicadores da pandemia na cidade.

Assim como o governo do estado, em diversos outros municípios, a prefeitura não vai decretar ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, quando ocorreria o carnaval de 2021. Com isso, repartições públicas e comércio poderão funcionar em horário normal durante esses dias.

De acordo com a prefeitura, não há previsão para realização do carnaval este ano na cidade. E não serão autorizados desfiles de escolas de samba, blocos caricatos, blocos de rua, bailes de carnaval e shows em espaços públicos e particulares.

 

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo