Mais de 60 bares foram multados no Rio durante o Carnaval

Publicado em 17/02/2021 - 15:09 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Nos cinco dias do Carnaval cancelado no Rio de Janeiro, 30 bares e restaurantes foram interditados por não respeitarem medidas de distanciamento ou promoverem eventos. Mais de 60 estabelecimentos foram multados pelos mesmos motivos. Segundo a Prefeitura, houve mais de quatro mil ações de fiscalização e checagem de ocorrências de infração às regras contra a pandemia de covid-19.

As equipes foram deslocadas ao menos 600 vezes para atender denúncias de aglomerações recebidas pela central de telefone 1746, sendo 90 referentes a estabelecimentos comerciais.

Nessa terça-feira (16), três estabelecimentos foram interditados no Vidigal, na Zona Sul, após eventos que reuniram grande quantidade de pessoas,  e outros dois no Anil, na Zona Oeste. Em um desses locais havia sido convocado inclusive um baile infantil de Carnaval, que não chegou a ser realizado.

No domingo, a polícia precisou de várias viaturas para dispersar uma multidão que se reuniu nas ruas do Leblon, na Zona Sul. Pelas redes sociais, também foram mostradas cenas de muita aglomeração na Lapa, na região central, no sábado.

Outro foco de atuação foi a região costeira carioca. A guarda marítima impediu a saída de mais 60 embarcações de médio e grande portes, que realizariam passeios com festas no mar, saindo da Marina da Glória. Os organizadores também foram notificados por aglomeração e tiveram os eventos cancelados, incluindo uma festa de 15 anos.

Todas as situações de desrespeito às regras de distanciamento aconteceram no período em que o Rio registrou o maior número de casos de covid-19 em único dia, desde o início da pandemia. Foram 8.385 novos registros na última terça-feira e mais 118 óbitos.

Segundo a Secretaria de Saúde, apesar de inseridos no sistema no mesmo momento, as notificações não são todas da mesma data. A Prefeitura do Rio também explicou que os registros estavam represados por conta de uma falha na exportação de dados do sistema do Ministério da Saúde desde o último sábado. A taxa de ocupação hospitalar nos leitos de enfermaria do estado está em 43%, e 59% nas vagas de UTI.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo