Distrito Federal inicia reabertura do comércio nesta segunda

UTIs continuam lotadas, mas taxa de transmissão caiu

Publicado em 28/03/2021 - 16:19 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Distrito Federal

A partir desta segunda-feira (29), o Distrito Federal inicia uma reabertura gradual das atividades comerciais. As restrições começaram no dia 28 de fevereiro, devido a situação de emergência da pandemia de Covid-19.

Apesar dos hospitais continuarem superlotados na capital federal nesse domingo, com 380 pessoas aguardando um leito de UTI, 97% de ocupação na rede pública e 99% nas UTIs hospitais privados, o índice de contaminação pela Covid vem caindo na capital. A taxa de transmissão no sábado foi 0,91, contra 1,35 em 6 de março.

O toque de recolher continua valendo entre 22h e 5h. Somente os serviços essenciais podem funcionar nesse horário.

Durante o dia, comércio de rua pode funcionar de 11h às 20h, e os shoppings entre 13h e 21h. Salões de beleza, entre 10h e 19h; academias e clubes recreativos, de 6h às 21h.

Já bares e restaurantes podem funcionar de 11h às 19h, com restrições de atendimento. A venda de bebida alcoólica fica proibida após 20h em todo o comércio, inclusive para entrega.

Escolas e faculdades privadas podem funcionar, readequando os espaços físicos para garantir o distanciamento entre estudantes e realizando testagem de profissionais da educação. Professores e estudantes do grupo de risco devem atuar exclusivamente à distância. A rede pública continua com as aulas presenciais suspensas.

Todos os estabelecimentos devem seguir os protocolos de segurança definidos pelo governo, garantindo 2 metros de distanciamento entre as pessoas e a utilização de equipamentos de proteção individual – como máscaras de uso obrigatório.

Integrantes dos grupos de risco, como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades não podem retornar ao trabalho.

Deve ainda ser priorizando o agendamento prévio de atendimento de clientes e outros meios que evite aglomerações.

Continuam suspensos os eventos presenciais, como congressos e feiras, além de boates e casas noturnas. Cinemas e teatros podem voltar a funcionar com limite de 50% da capacidade.

Atividades religiosas como cultos e missas também devem respeitar o distanciamento. O governo ainda recomenda o uso de meios virtuais para evitar a aglomeração.

Competições e treinamentos esportivos só podem ser realizados sem público.

O descumprimento do decreto prevê multas de até R$ 20 mil, interdição e sanções administrativas e penais.

As empresas tiveram tempo de preparação para adotar as medidas, que foram publicadas no dia 19 de março.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo