Manaus, Manacapuru e Itacoatiara devem ter inundações severas este ano

Publicado em 31/03/2021 - 15:29 Por Maíra Heinen - repórter da Rádio Nacional - Brasília

As cidades de Manaus, Manacapuru e Itacoatiara, no Amazonas, devem ter inundações severas este ano e, desde já, é bom cuidar da prevenção. É o que aponta o Alerta de Cheias Manaus, evento realizado pelo CPRM - Serviço Geológico do Brasil.

O CPRM apresenta, desde 1989, a previsão de cota máxima do rio a ser atingida em três oportunidades: no final dos meses de março, abril e maio, para orientar autoridades locais no caso de  inundações, que geralmente ocorrem entre junho e julho.

Diferente de outros anos, desta vez Manacapuru e Itacoatiara também foram contempladas pela apresentação.

Os pesquisadores destacam a influência do La Niña, fenômeno que representa o resfriamento das águas do oceano Pacífico, nas chuvas e enchentes da região. Com o fenômeno, os meteorologistas apontam que, até junho, as chuvas ocorrem ainda um pouco acima do esperado nas bacias do Rio Branco e do Rio Negro.

Moradores da região entendem que a cheia é um processo natural, mas a preocupação é com os eventos adversos. E para 2021, as autoridades precisam se preparar. Pelo menos é o que mostra o primeiro prognóstico apresentado pela engenheira hidrológica do CPRM, Luna Gripp, para a região de Manaus. Na capital, o Rio Negro pode passar a marca de 29 metros e 45 centímetros, nível considerado severo.

Em Manacapuru, o rio Solimões pode chegar a 20 metros e 20 centímetros e em Itacoatiara, o rio Amazonas deve atingir 14 metros e 90 centímetros, todos dentro da cota de evento extremo.

Os pesquisadores advertem também que as enchentes têm se repetido com mais intensidade e mais frequência nos últimos 100 anos, mas a probabilidade da cheia em Manaus se comparar à que ocorreu em 2012 é de apenas 17%.

O próximo alerta será realizado no dia 30 de abril e trará um pouco mais de precisão em relação às medições.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Leila Santos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo