Rio de Janeiro prorroga medidas restritivas contra pandemia

Decreto que limita horários de circulação vale por mais uma semana

Publicado em 17/03/2021 - 21:36 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decidiu prorrogar por mais uma semana as medidas para conter o avanço da Covid-19 no estado.

As determinações previstas no decreto publicado na última sexta-feira seguem valendo e, segundo o governo, têm como base dados técnicos apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde.

O decreto valeria até esta quinta-feira, e com a decisão as medidas continuam em vigor até o próximo dia 25.

Entre as regras está a proibição da permanência da população em área e praças públicas das 23h às 5h.

Bares e restaurantes devem fechar às 23h, mas cada município tem autonomia para reduzir o horário.

Bancas de jornais estão proibidas de vender bebida alcoólica, enquanto restaurantes, academias, parques e casas de festas podem funcionar, mas apenas com metade da capacidade.

No fim da tarde dessa quarta-feira, o estado contava com uma média de 83% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19. Dos 92 municípios fluminenses, 12 não tinham mais nenhum desse tipo de leito disponível.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que a taxa de ocupação e o número de pacientes aguardando regulação variam ao longo do dia. A Secretaria ressaltou ainda que vem trabalhando para aumentar a oferta de leitos e que, na última semana, ampliou o atendimento em 98 leitos, sendo 93 de UTI.

Também em nota, o governador reforçou que acompanha diariamente os dados e fez um apelo à população para que cumpra as medidas do decreto, fortalecendo ações como distanciamento social e uso de máscaras.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo