CSN é multada e suspensa por irregularidades no Porto de Itaguaí

Publicado em 16/04/2021 - 19:13 Por Fabiana Sampaio, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prefeitura de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, interditou, nesta sexta-feira, as operações da CSN-Tecar no Porto da cidade e também no terminal de Sepetiba-Tecon, por descumprimento de normas ambientais.

A CSN foi multada em mais de R$ 4 milhões e o Porto Sepetiba-Tecon, que é vinculado à Siderúrgica, em R$ 1,4 milhão, por diversas irregularidades constatadas na vistoria realizada em março.

A empresa é a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil e, o Sepetiba-Tecon, um dos principais terminais de contêiner do país. A CSN nega qualquer dano ambiental e não descarta processar município de Itaguaí pela autuação.

De acordo com a prefeitura, a fiscalização constatou problemas nas estações de tratamento de resíduos. A CSN Tecar é acusada de lançar o efluente de minério de ferro de forma indireta, sem o monitoramento adequado, na Baía de Sepetiba.

Segundo a Secretaria Municipal do Ambiente e Sustentabilidade, a área próxima ao terminal Tecar tem grande relevância ecológica, pois serve como local de reprodução e alimentação para a maioria dos organismos marinhos, inclusive aqueles que compõem os recursos pesqueiros da região.

A prefeitura de Itaguaí sustenta, ainda, que funcionários da empresa estão sendo expostos a riscos constantes de saúde, como  inalação de poeira de minério de ferro, ausência de equipamentos de proteção coletiva  e  falta de sinalizações adequadas nas vias de circulação.

Em nota, a CSN negou qualquer vazamento ou derrame de minério no mar, e afirmou que não reconhece as acusações feitas pela Prefeitura de Itaguaí. A nota diz que não  compete a uma prefeitura interditar um porto com alfandegamento federal, licenciado pelo órgão ambiental do estado.

A empresa promete tomar todas as providências legais para assegurar a continuidade das suas operações, e  não descarta sequer a abertura de um  processo contra a prefeitura por danos materiais e morais.

 A CSN também reforçou seu compromisso com as questões relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, desenvolvendo sua atividades com os mais rigorosos padrões de controle ambiental.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo