ISP aponta queda nas mortes por intervenção policial no Rio de Janeiro

Publicado em 20/04/2021 - 14:12 Por Raquel Júnia - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Crimes como homicídios e roubos de carga não foram impactados de forma significativa pela pandemia no Rio de Janeiro em 2020. Por outro lado, o contexto de emergência sanitária gerou efeito significativo na redução das mortes por intervenção de agentes do estado. Neste caso, a queda de ocorrências não se deu pela propagação do coronavírus e medidas de distanciamento, mas por decisão do Supremo Tribunal Federal de restringir operações policiais nas favelas durante a pandemia

A conclusão é do Instituto de Segurança Publica (ISP), que apresentou nesta terça-feira (20) um estudo mostrando o impacto das medidas de distanciamento nos diferentes tipos de crime.

De acordo com a pesquisa, no ano passado, os homicídios caíram 12% e os roubos de carga caíram 33%, seguindo a tendência de queda apresentada desde 2018 no estado. Já os dados de letalidade policial nas operações indicam que a média semanal de vítimas era de 35 no início da pandemia, caiu para 13 após a proibição das operações pelo STF e voltou a subir para 26 no mês de setembro do ano passado, com o relaxamento da proibição.

As apreensões por tráfico de drogas, no entanto, se mantiveram estáveis ao longo de 2020, mostrando também que a redução das operações nas favelas não impactou nesse resultado. Segundo o ISP, os delitos que mais sofreram os efeitos da pandemia foram os chamados crimes de oportunidade, como roubos a pedestres e de celular, que também não estão relacionados a estratégia de operações em favelas.

Edição: Vitória Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo