Rádio Nacional marcou a cultura e moldou a radiodifusão do país

Patrimônio nacional, emissora agora estreia jornal na TV Brasil

Publicado em 05/04/2021 - 17:29 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há mais de 80 anos, a Rádio Nacional leva informação e entretenimento aos brasileiros. Criada como empresa privada do jornal A Noite no final da década de 30 no Rio de Janeiro, passou a ser patrimônio da União a partir de 1940.

De acordo com a historiadora e pesquisadora Lia Calabre, autora do livro A Era do Rádio, a Rádio Nacional investiu na diversidade cultural brasileira e se solidificou como uma rádio estatal.

“Ela tinha uma programação que buscava ser efetivamente nacional em termos de alcance, em termos de noticiário, em termos de diversidade, de programa. A importância de uma rádio estatal com autonomia, com agilidade, com modernidade, na verdade, é fundamental para que, inclusive, a credibilidade dos meios de comunicação de massa se desenhe, que a credibilidade do século passado se mantenha”.

A professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina Valci Zuculoto conta que a Rádio Nacional foi uma referência no Brasil na era em que o rádio reinava absoluto como meio de comunicação.

“A Rádio Nacional padronizou o nosso rádio, o rádio brasileiro. Ela padronizou o rádio que é hegemônico no Brasil, que é o rádio comercial. E que é o rádio que desenhou todo o nosso modelo. Toda constituição do que nós somos, do que é o país social, cultural e economicamente, cultura brasileira mesmo é muito marcada pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro”.

Como testemunha ocular da história, o Repórter Esso, veiculado pela Nacional no Rio de Janeiro entre 1941 e 1968, também teve um papel de destaque na formação do radiojornalismo brasileiro, como acrescenta a pesquisadora Valci Zuculoto.

“O radiojornalismo brasileiro se constitui e passa a construir o seu modelo a partir do Repórter Esso. Era a Rádio Nacional que produzia. Os manuais de radiojornalismo começaram com Heron Domingues com a Rádio Nacional do Rio de Janeiro”.

Em um tempo que a TV ainda estava começando, a Rádio Nacional foi responsável pelo lançamento de centenas de cantores, influenciou a formação de torcidas brasileiras e fez coberturas importantes, como a da Segunda Guerra Mundial. Seguindo com seu papel de comunicação pública, passou por transformações e inovações técnicas, e hoje está presente na TV e na internet.

 

*Essa é a primeira reportagem da série especial sobre a Rádio Nacional, que estreia a transmissão do seu jornal na TV Brasil. Uma matéria será publicada por dia nesta semana, até sexta-feira (9).

Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo