Rio reabre comércio não essencial e atividades de lazer

Ocupação da UTI é de 90% na capital fluminense

Publicado em 09/04/2021 - 16:30 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Diversas atividades que estavam vetadas na cidade do Rio de Janeiro nos últimos dias podem voltar a funcionar a partir desta sexta-feira (9). Isso inclui o comércio de itens não essenciais, os bares e restaurantes e também algumas atividades de lazer.

De acordo com o prefeito da capital, Eduardo Paes, as medidas mais duras dos últimos dias mostraram resultados, já que começa a se desenhar uma curva de redução na procura dos serviços de saúde por causa da Covid-19.

No dia 26 de março, quando as restrições começaram, a média móvel diária de atendimentos era de 490, já nessa quarta-feira, dia 7 de abril, ficou em 436. Paes afirmou que as medidas foram planejadas antes da última subida de casos e óbitos, e foram implementadas após restrições mais brandas, seguindo recomendações sanitárias.

Apesar disso, nesta sexta-feira, a cidade do Rio tinha 695 pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva, o que representa uma taxa de ocupação de 90%, com 112 pessoas aguardando uma vaga. As médias móveis de casos e de óbitos também continuam em um pico preocupante, com cerca de 960 novos infectados por dia e mais de 100 mortos.

No dia 26 do mês passado, os indicadores municipais apontavam 719 novos casos diários em média, e 53 óbitos. Mas o prefeito acredita que alguns índices dessa semana apontam pra uma melhora no futuro próximo.

Paes afirmou que o endurecimento por um período de apenas 14 dias segue recomendação de autoridades sanitárias. Por isso, mesmo com esses números, a Prefeitura está permitindo a reabertura de diversos estabelecimentos, com controle de horário e de aglomerações.

Bares, restaurante e quiosques poderão funcionar até 21h. Já o comércio não essencial, incluindo dentro de shoppings e centros comerciais, poderá abrir de 10h às 18h, e os serviços de 12h às 21h. Museus, teatros, cinemas e outros espaços culturais também estão liberados no mesmo horário, de 12h às 21h. Mas as festas e eventos, assim como a permanência nas praias, continuam proibidos.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo