Governo adia exigência de prova de vida de aposentados do Executivo

Retomada ocorrerá em 1º de julho

Publicado em 24/05/2021 - 22:15 Por Daniela Longuinho, da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal decidiu manter suspensa a exigência de prova de vida para aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal até 30 de junho.

A medida foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.

O recadastramento anual dos beneficiários está suspenso desde março do ano passado, quando passaram a valer medidas restritivas para evitar a disseminação do novo coronavírus. O prazo do adiamento terminaria no próximo dia 31 de maio.

Antes da pandemia, a prova de vida era realizada presencialmente em uma agência bancária da instituição financeira pela qual aposentados e pensionistas recebem os proventos ou benefícios.

O Ministério da Economia explica que a suspensão do procedimento não afeta o recebimento de proventos e pensões dos beneficiários que fizeram aniversário a partir de janeiro de 2020 e ainda não realizaram a prova de vida anual.  

Encerrado o prazo, os beneficiários deverão realizar o recadastramento anual no mês de aniversário, sendo essa a condição para a continuidade do recebimento dos benefícios.

O adiamento da exigência não se aplica a quem estiver com o benefício suspenso. A prova de vida para servidores federais deverá voltar a ser exigida a partir de primeiro de julho deste ano. 

Por aplicativo

 

Segundo o Ministério da Economia, uma alternativa ao comparecimento presencial ao banco é realizar a prova de vida digital pelo aplicativo SouGov.br. Para isso, o beneficiário precisa ter a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral ou no Departamento Nacional de Trânsito. A comprovação digital é feita por meio da validação facial, no aplicativo.

Edição: Bianca Paiva e Luiz Cleudio Ferreira

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo