Relator altera parecer da Reforma Administrativa na CCJ da Câmara

Mudança repercutiu entre governistas e oposição

Publicado em 24/05/2021 - 14:26 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O relator da Reforma Administrativa na CCJ da Câmara, deputado Darci de Matos, do PSD de Santa Catarina alterou o próprio parecer nesta segunda-feira (24) e retirou da proposta os novos princípios que deveriam nortear a administração pública.

Ele argumentou que esses princípios não estão bem definidos e que isso poderia causar excesso de judicialização.

Na semana passada, o relator já havia retirado do parecer a possibilidade do presidente extinguir ou fundir órgãos públicos sem autorização do Legislativo.

O deputado do PSL fluminense, Carlos Jordy, criticou a retirada dos princípios da proposta. 

O relator Darci de Matos rebateu o deputado do PSL e informou que a mudança foi acordada com os próprios parlamentares da base governista da Comissão.

Já a oposição comemorou a retirada do princípio da subsidiariedade que, segundo o deputado Ivan Valente, do PSOL paulista, daria prioridade para o setor privado.

O princípio da subsidiariedade deriva do termo subsidiário que significa aquele que auxilia, que ajuda, que dá apoio.

A expectativa é que a Reforma Administrativa em discussão seja votada nesta terça-feira na CCJ, etapa que define se a proposta é ou não constitucional. Se o parecer do relator for aprovado, será criada uma Comissão Especial para discutir o mérito da Proposta de Emenda à Constituição.

A reforma administrativa, entre outras mudanças, acaba com a estabilidade para os futuros servidores públicos, com exceção dos cargos típicos de estado.

Edição: Paula de Castro/Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo