Treze anos depois, Lei Seca está mais rígida

Multa por dirigir depois de beber chega a quase R$ 3 mil

Publicado em 19/06/2021 - 16:31 Por Lucas Pordeus Leon - Rádio Nacional - Brasília

 Já se passaram 13 anos desde que o Brasil instituiu a Lei Seca, em 19 de junho de 2008. Ao longo do tempo a legislação, foi ficando cada vez mais rígida.

Atualmente, quem for flagrado conduzindo em via pública com qualquer nível de álcool no sangue tem que pagar quase R$ 3 mil de multa e ficar 12 meses sem carteira de habilitação. Esta é considerada uma infração gravíssima, assim como se recusar a fazer o teste do bafômetro.

Em caso de reincidência, a multa dobra de valor.

Beber alcoolizado também pode ser considerado crime se o teor alcoólico encontrado for muito alto, ou seja, igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar. Nesses casos, a pena varia de seis meses a três anos de detenção, mais multa e suspensão ou proibição de dirigir. Se o motorista embriagado causar morte ou lesão no trânsito, a pena varia de cinco a oito anos de reclusão.

O diretor-presidente do Detran do Amazonas, Rodrigo de Sá Barbosa, destaca que apesar da melhoria trazida pela Lei Seca na diminuição da violência no trânsito, muitos condutores ainda se arriscam no volante.

Nos últimos 4 anos, em média, foram autuados no Amazonas 2,4 mil pessoas por dirigir depois de beber ao ano, número considerado alto pelo representante do Detran local.

No Distrito Federal, um levantamento recente mostra que no ano anterior à vigência da lei seca, 2007, Brasília registrou 500 mortes no trânsito. Já no 13º ano da lei, de junho de 2020 a junho deste ano, foram 170 mortes.

Edição: Bianca Paiva / L Pedrosa

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo