ONU faz vistoria em grupamento operativo de fuzileiros navais no Rio

Objetivo é avaliar capacidade para operar como força de reação rápida

Publicado em 19/07/2021 - 17:56 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma comitiva da Organização das Nações Unidas (ONU) realizou, nesta segunda-feira (19), visita de avaliação e assessoramento para inspecionar a Divisão Anfíbia da Marinha, na Ilha do Governador,  zona norte carioca. Os quatro representantes da ONU vieram avaliar a capacidade do grupamento operativo de fuzileiros navais, instalado na Ilha, de passar a operar como força de reação rápida, no Sistema de Prontidão de Operações de Paz das Nações Unidas.

Segundo informou o Ministério da Defesa, o objetivo da visita é verificar se o Brasil está apto a "gerar, desdobrar e manter uma contribuição potencial de tropas, com vistas a permitir uma oportuna participação, de forma adequada, nas operações de paz”.

O ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, que estava presente à inspeção, lembrou que, desde 1956, o Brasil participa de missões de paz, já tendo enviado para outros países mais de 57 mil militares.

Após a certificação, a Marinha do Brasil estará apta a enviar contingentes de tropas, conforme os interesses brasileiros e da ONU, reforçando o compromisso do país com as operações de paz.

O comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, disse acreditar que os representantes da ONU ficaram satisfeitos com a vistoria. Para ele, os fuzileiros navais brasileiros demonstraram capacitação para atuar nas missões coordenadas pela Organização.

Nesta terça-feira (20), a comitiva da ONU apresentar os resultados da vistoria feita na unidade da Marinha e também a que realizou no dia último 13, ao 33° Batalhão de Infantaria Mecanizado, em Cascavel, no Paraná. Na data, foi avaliada a capacidade daquela unidade, que tem como principal característica o emprego do Guarani, novo veículo blindado do Exército.

* Com informações da Agência Brasil.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo