Distrito Federal planeja censo para população em situação de rua

Publicado em 26/08/2021 - 18:43 Por Igor Cardim - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O Distrito Federal vai mapear e traçar um perfil de toda a população em situação de rua da região. A expectativa é que cerca de 2.500 pessoas sejam ouvidas. A pesquisa vai incluir também informações sobre os usuários de abrigos sociais.

O estudo, que será coordenado pela Codeplan, Companhia de Planejamento do distrito Federal, deve abordar diversos temas para que as secretarias do governo possam trabalhar em desses dados.

A Gerente de Estudos e Análises Transversais da Codeplan, Tatiana Landim, explica como é feito o mapeamento dessas pessoas e fala sobre as dificuldades que deve enfrentar.

“A gente está trabalhando no mapeamento do território de forma ampla. Existem muitas particularidades para fazer uma pesquisa com esse público, porque eles se deslocam no território, de um dia pro outro, às vezes durante dias diferentes da semana. Então a gente vai observar toda essa dinâmica assim como os dados que a gente já tem sobre a distribuição dessa população pelas RA’s (regiões administrativas) para fazer a coleta de dados de maneira que a gente consiga evitar a dupla contagem e evitar subir a numeração também.”

A Codeplan vai selecionar uma empresa, por meio de pregão, dia 16 de setembro, para fazer a pesquisa.

A expectativa é que toda a fase de licitação, treinamento da equipe e implementação da pesquisa, estejam prontos até o final de novembro, quando o censo da população em situação de rua deve começar.

Com supervisão de Raquel Rodrigues

Edição: Raquel Rodrigues / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo