Quadrilha forja acidentes com carros de luxo para ganhar indenizações

Publicado em 03/08/2021 - 19:00 Por *Larissa Lousrhania - Estagiária da Rádio Nacional - Brasília

A operação Navio Fantasma da Polícia Civil do Distrito Federal investigou oito pessoas por suspeita de organização criminosa, lavagem de dinheiro e estelionato.

Nos últimos dois anos o grupo teria forjado cinco acidentes de carro para receber o valor do seguro. Dez veículos foram destruídos, dois em cada acidente; e entre eles estavam três BMW e um Porsche.

Segundo as investigações, os veículos importados eram adquiridos pelo grupo que ao contratar os seguros incluíam um valor de indenização. Aí, acidentes eram planejados com a perda total dos veículos e um dos condutores assumia a culpa pela colisão, para pagar os danos do outro carro envolvido na batida e o dinheiro era dividido entre os oito. Os acidentes sempre aconteciam pela madrugada na mesma rodovia, a DF 140.

Em 2019, o grupo também teria provocado o incêndio em duas embarcações em Goiás, recebendo assim 950 mil reais como indenização.

O Diretor da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos da Polícia Civil do DF, Delegado Luís Fernando Cocito, destaca que após os acidentes algumas empresas de seguro se retiraram do mercado náutico de Brasília.

A Justiça pediu a prisão preventiva dos investigados. Entre os envolvidos estão um cirurgião plástico de Goiânia e cinco empresários de Brasília.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo