Todo pai tem o direito de participar do nascimento do filho

Publicado em 08/08/2021 - 12:26 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foi-se o tempo em que os pais ficavam numa sala separada na maternidade esperando o nascimento do filho ou da filha ser confirmado pelo médico. Desde 2005, está previsto em lei o direito do pai de acompanhar o nascimento do próprio bebê. Os especialistas, inclusive, recomendam que os pais estejam presentes, seja parto normal ou cesárea.

A obstetra Bruna Heinen argumenta que a participação do pai no parto aumenta a confiança da mulher no processo e estreita os laços com o filho. O pai ainda pode ajudar a mulher contando o tempo das contrações para saber se o parto está evoluindo.

Para o analista de sistemas Paulo Sirqueira, que tem dois filhos, o parto é um momento em que o pai não pode ficar de fora.  Ele detalha que o pai é parte disso tudo, é uma emoção, o começo de uma trilha muito nova.

Então, não tem desculpa. O pai pode e deve estar presente no parto. Uma forma de se preparar para esse momento é estudar o tema, conhecer os detalhes e passo a passo do nascimento de um bebê.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo