Feriado terá chuvas intensas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste

População deve ficar atenta aos avisos da Defesa Civil de cada região

Publicado em 01/11/2021 - 17:51 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O feriado de Finados deve ser marcado por chuvas intensas principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país. A umidade da região Amazônica tem sido deslocada para o Centro-Oeste e Sudeste, pegando também o sul da Bahia com os chamados rios voadores, causados pela mudança dos ventos, o que deve deixar todo o feriado chuvoso nessas regiões, segundo a previsão do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia.

As regiões Nordeste e Sul do país são as menos afetadas pela atuação desses ventos.

O meteorologista do Inmet Cleber Souza destacou que deve chover muito no Sudeste nesta segunda-feira (1º), especialmente Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Segundo o especialista, toda essa chuva é comum para o mês de novembro nessas regiões.

As chuvas mais intensas, segundo o Inmet, que trazem risco de corte de energia, queda de galhos de árvores e alagamentos, devem cair entre hoje e amanhã (2) numa faixa que vai da Região Norte até o litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo passando por Minas Gerais e Goiás e pegando parte do litoral norte paulista, incluindo a capital São Paulo. Por isso, o ouvinte deve ficar atento aos avisos da Defesa Civil de cada região.

Já as chuvas intensas, mas com baixo risco de causar danos, estão previstas no oeste e litoral do Maranhão, passando pelos litorais do Piauí e Ceará, além de todo o estado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, norte de Santa Catarina e o centro-sul de São Paulo.

Apesar desses dias mais chuvosos, o meteorologista do Inmet Cléber Souza informou que não tem chovido tanto nos locais dos reservatórios das regiões Sul e Sudeste até o momento, regiões essas onde a chuva pode reverter a crise hídrica que o país atravessa. 

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo