MP do Rio pede à PM informações operação no Complexo do Salgueiro

Publicado em 24/11/2021 - 11:29 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Dentro do Procedimento Investigatório Criminal, instaurado para apurar as mortes ocorridas no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro determinou as providências iniciais. As medidas anunciadas incluem o envio de escalas e a identificação dos policiais militares envolvidos na ação do último fim de semana. 

O Instituto Médico Legal de São Gonçalo já concluiu a identificação dos oito mortos e de um homem apontado como um dos participantes do confronto do último sábado, que resultou na morte do sargento Leandro da Silva. De acordo com a Polícia Civil, entre as vítimas, cinco tinham antecedentes ou anotações criminais. 

O MP também solicitou eventuais registros de ocorrência lavrados nos dois dias relativos a buscas e apreensões, realizadas pela Polícia na comunidade, a partir de sábado.

As requisições envolvem apurações relacionadas a mortes, a princípio, de 8 pessoas com a suspeita de excesso de autuação policial, possíveis abusos praticados na comunidade do Salgueiro, a morte do sargento da Polícia Militar  e as circunstâncias das lesões provocadas em uma mulher, atingida por disparo de arma de fogo no braço esquerdo, durante o confronto com os suspeitos de integrar um grupo criminoso.

A promotoria também vai analisar o relatório técnico elaborado por um perito legista do MP, que acompanhou a necropsia dos corpos, encontrados  por moradores em uma área de mangue na região, na segunda-feira, horas após a operação policial.

Por nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que os agentes foram atacados e houve confronto na área de mata. A nota diz, ainda, que o comando da corporação instaurou Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias da ação e colabora inteiramente com as investigações.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo