MPRJ entra com ação contra casal Garotinho por improbidade

Publicado em 21/12/2021 - 11:34 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública na Justiça contra os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho por improbidade administrativa.

De acordo com a denúncia, foi constatado superfaturamento de mais de R$ 87 milhões na construção de casas populares em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, reduto político da família Garotinho.

As obras se estenderam entre 2009 e 2014, quando Rosinha era prefeita da cidade, e Garotinho, deputado federal. O MP afirma que o casal atuou para favorecer a construtora Odebrecht em licitação realizada para definir qual empresa faria a construção. Em troca, teria recebido 25 milhões de reais em propina antes e durante a execução dos contratos.
 
O valor das contratações, ainda segundo o MP, ultrapassou um bilhão de reais. A construtora e o município também são réus no processo, que tramita na 2ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes.
 
O Ministério Público pede a condenação pelo crime de improbidade administrativa, além do “ressarcimento aos cofres públicos do valor de mais de 112 milhões de reais e a indisponibilidade de bens de Rosinha e Garotinho.
 
Estão previstas, ainda, as sanções de perda dos cargos públicos, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil, e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios, incentivos fiscais direta ou indiretamente.

O casal Garotinho é velho conhecido da Justiça. De acordo com a plataforma Jusbrasil, Rosinha é citada em 13 processos nos Diários Oficiais. Em relação a Garotinho, a plataforma utilizada por advogados de todo o país encontrou 41 processos, principalmente no Tribunal de Justiça do estado.

A reportagem ainda tenta contato com Anthony e Rosinha Garotinho.

Já a Odebrecht emitiu nota, afirmando que tem colaborado de forma permanente com as autoridades em busca do esclarecimento dos fatos ocorridos. O texto diz ainda que a empresa, hoje, faz uso das mais recomendadas normas de conformidade em processos internos e segue comprometida com uma atuação ética, íntegra e transparente.

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo