Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Publicado em 06/12/2021 - 14:01 Por Isidoro- Calixto - Repórter da Rádio Cultura FM Belém - Pará

O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada pela equipe da Coordenadoria de Vigilância Socioassistencial da Seaster. O balanço apresentado na última quarta-feira se trata de um perfil sobre o tráfico de pessoas no estado do Pará.

A pesquisa foi iniciada em 2021 e conduzida pelo técnico em gestão pública da Seaster, Alexandre Costa.

Os resultados revelam o perfil do usuário que acessa ao serviço de Proteção de Atendimento Especializado a Família e Indivíduos.

O trabalho revelou que a um perfil de vítimas do tráfico que é predominante. Nesse caso, o estudo aponta para pessoas do gênero masculino, com idades entre 18 e 59 anos. O mesmo perfil está restrito à região do Tapajós e ao município de Itaituba. Já as regiões de integração: Guajará, Rio Capim, Marajó e Tocantins têm um perfil oposto, nesses locais, as vítimas são do gênero feminino, com idades entre 18 e 59 anos.

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no Estado. Além de sugerir que os serviços de acolhimento as vítimas, como o Paefi, realizem ações de prevenção a cooptações de indivíduos às redes do tráfico.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo