Sol reaparece no Rio depois de uma semana de chuva e muitos estragos

Publicado em 12/01/2022 - 11:40 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O sol reapareceu na cidade do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (12) depois de pelo menos sete dias seguidos de chuva, inclusive com períodos de grande intensidade e muitos estragos.

Somente nessa terça-feira (11), a Defesa Civil do Rio acionou 17 sirenes em 11 comunidades por causa das fortes chuvas que ultrapassaram o limite de 40 milímetros em uma hora, determinado pelo protocolo de acionamento das sirenes. O maior acumulado foi no Complexo do Alemão, com 64 milímetros.

No local, alguns imóveis foram interditados, mas não há desabrigados ou feridos.

Também nessa terça-feira, um muro do cemitério do Cacuia,na Ilha do Governador, zona norte da cidade, desabou e ossadas que estavam gavetas ficaram expostas na calçada. Os restos mortais foram recolhidos por funcionários da concessionária Reviver, que administra o cemitério, com ajuda de pessoas que passavam pelo local.

Em nota, a concessionária informou que depois da retirada dos entulhos e limpeza do local, foram colocados tapumes em toda a extensão do muro que cedeu, em decorrência da chuva. De acordo com a Reviver, os restos mortais que estavam nos nichos foram recolhidos e encaminhados para o ossário especial da Reviver.

A Defesa Civil atendeu mais de 50 chamados e informou que várias equipes seguem nas ruas realizando as vistorias e atendendo os chamados da população. Em caso de emergência, o órgão pode ser acionado por meio do telefone 199.

De acordo com o Alerta Rio, o serviço de meteorologia da cidade, ainda pode chover no Rio até esta quinta-feira. Na sexta e no fim de semana, a previsão é de sol.

Edição: Ana Lucia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo