Cidades atingidas por chuvas vão contar com antecipação de benefícios

Segurados precisam entrar em contato pela Central 135

Publicado em 20/02/2022 - 17:28 Por Daniella Longuinho - Brasília

Moradores das cidades atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias vão contar com antecipação do pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais administrados pelo INSS. A medida foi autorizada na noite de sexta-feira (18) pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e publicada em edição extra do Diário Oficial da União. 

Os municípios de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Canapi, em Alagoas e Teresina de Goiás, no norte goiano, serão beneficiados pela ação. Nessas localidades, o cronograma de pagamento da competência de março será antecipado para o primeiro dia útil do calendário e enquanto perdurar a situação de calamidade.

A portaria também prevê o adiantamento no valor correspondente a renda mensal do benefício previdenciário ou assistencial aos segurados do INSS. O valor deverá ser ressarcido em até 36 parcelas, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação.

A Agência da Previdência Social em Petrópolis, que estava funcionando com atendimento parcial, deve retomar o atendimento regular nesta segunda-feira (21). Os segurados precisam entrar em contato pela Central 135, pelo site ou aplicativo Meu INSS para solicitar agendamento.

Neste sábado, o governo federal autorizou o repasse de mais R$ 644 mil para locação de 60 veículos para ações de socorro e assistência às ações de defesa civil na cidade de Petrópolis. Até o momento, quase 3 milhões de reais foram liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para atendimento à população e limpeza do município. 

O governo federal informa que terá em caixa cerca de R$ 2 bilhões para auxiliar municípios de todo o país atingidos por desastres naturais. Os recursos são provenientes de quatro medidas provisórias, três delas já publicadas, que autorizam crédito extraordinário aos ministérios do Desenvolvimento Regional, da Cidadania e da Infraestrutura.

Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil de Petrópolis, o número de mortes chegou a152.


 

 

Edição: Líria Jade

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo