Voluntários organizam e distribuem doações que chegam a Petrópolis

Publicado em 19/02/2022 - 19:26 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Ainda tomada por um cenário de destruição e com quase mil desabrigados e desalojados, voluntários de Petrópolis não tem poupado esforços para organizar a distribuição de donativos que chegam de várias partes do estado.

Os voluntários levam água, comida, roupas e itens de higiene para os pontos de apoio montados em diversas partes da cidade. As doações chegam em carros particulares, caminhões, ônibus, vans e caminhonetes.

Até quem perdeu sua casa e por pouco salvou a sua própria vida e a da família está ajudando nos trabalhos. É o caso de Mônica Cristina Januário, de 49 anos, que está abrigada na casa de uma tia com os quatro filhos e estava ajudando nos trabalhos em uma creche na Comunidade 24 de maio, onde morava.

A Rua Nova, onde ficava a casa de Mônica, fica poucos metros acima de uma das ruas mais famosas de Petrópolis, a Rua Teresa. Quando a tempestade caiu sobre a cidade, a lama que desceu das encostas na Rua Nova e ruas acima soterrou casas e invadiu lojas nessa via. A Rua Teresa recebe um grande número de visitantes por ser um polo de moda com preços populares, e a tradição da atividade têxtil criou no local uma cadeia de confecções que abastece as próprias lojas.

Os comerciantes do local estão desolados e não sabem como vão conseguir se reerguer. Dono de uma dessas confecções, Carlos Roberto Alves, de 61 anos, ainda não sabe se poderá reabrir sua empresa. Apesar de não ter tido danos estruturais na loja, uma encosta desabou bem ao lado do local onde trabalha há 30 anos.

No ponto mais crítico da Rua Teresa, equipes de salvamento ainda buscam desaparecidos em meio a casas soterradas e muita lama. Já nas partes em que foi possível ao menos isolar a lama em parte da calçada, comerciantes começam a chegar para avaliar os estragos e limpar a sujeira.

Com informações de Vinícius Lisboa
 

Edição: Jacson Segundo/ Suzana Guimarães

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo